Essa é a maior dúvida de quem utiliza Oxigênio Medicinal e agora vamos sanar para você. Quando é prescrito pelo médico Oxigênio Domiciliar, muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual é a melhor opção na hora de contratar o serviço. É muito comum as pessoas desconhecerem a existência do Concentrador de Oxigênio e acharem que somente o cilindro possui O².
Pois bem, o Concentrador de Oxigênio é uma máquina que, quando ligada na energia elétrica, é capaz de produzir Oxigênio Medicinal ININTERRUPTAMENTE através da divisão molecular que ocorre em uma Peneira presente no seu interior e sem a necessidade de recarga. Ou seja, ela capta o AR AMBIENTE, divide as moléculas e libera o O² à uma pureza de 93% à 97%. Normalmente os concentradores possuem um fluxo máximo de 5lpm, mas tbm é possível encontrar equipamentos que vão de 8 à 10lpm.
Já o Cilindro é o Oxigênio Medicinal envasado, ou seja, é o Oxigênio produzido em Usinas que são envasados e comercializados em Tubos de Ferro ou de Alumínio de tamanhos variados. O oxigênio em cilindros possui pureza de 97% à 99%. Para a utilização do gás no cilindro, é necessária uma válvula reguladora de Pressão, os chamados Manômetros e Fluxômetros que podem atingir até 15lpm e é possível recarregá-lo quando a carga chega ao final, o que pode se tornar uma opção com alto custo se a prescrição for para uso contínuo (24 horas por dia).